O que afasta os jovens da igreja? Entenda para evitar!

Saber o que afasta os jovens da igreja é crucial para mantê-los sempre próximos de Deus e da palavra. Afinal, sabemos que as gerações de hoje são bem diferentes das de antigamente e, por isso, é importante estar atento às singularidades dos jovens para que possamos aproximá-los cada vez mais de Deus, mas sem ferir seus pensamentos e ideais.

Neste texto, trouxemos algumas reflexões que podem ajudá-lo nesse assunto. Confira!

O que afasta os jovens da igreja

Afinal, o que afasta os jovens da igreja?

Muitos comportamentos das pessoas mais velhas podem acabar afastando os jovens da igreja. Por isso, começar a se policiar e observar o que pode estar acontecendo também é de extrema importância.

Às vezes, um pastor ou uma pessoa dentro da igreja tem comportamentos que repelem os jovens, por isso, é fundamental fazer uma autorreflexão constante. Veja alguns pontos a considerar:

1. Falta de conexão com os problemas dos jovens

Querer trazer para o dia a dia da igreja apenas problemas que retratam a vida dos adultos e mais velhos não é um bom caminho. Se dentro do ambiente de Deus não houver nenhum tipo de conversa ou pregação que traga os problemas dos jovens para dentro da igreja, como eles poderão se sentir parte disso?

Portanto, comece a pensar nas temáticas que podem ser tratadas para os jovens se sentirem por dentro da igreja.

2. Comportamentos hipócritas

Sem dúvidas, os comportamentos hipócritas de pessoas religiosas é uma das coisas que afasta os jovens da igreja. Por conta disso, reflita, com os demais irmãos, até que ponto o discurso de vocês tem sido realmente coerente ou hipócrita, a ponto de fazer com que os jovens enxerguem o ambiente religioso de forma negativa.

3. Rigidez excessiva

Querer que os jovens cumpram tudo de uma forma milimétrica e completamente rígida é outro erro que não pode ser cometido.

Sabemos que devemos ensinar bons valores, mas isso deve acontecer de um modo mais natural, sem uma rigidez que acabe provocando o efeito rebote.

4. Falta de envolvimento com os jovens

Além de falar sobre os problemas dos jovens, que tal construir eventos na igreja para esse público? É possível fazer congressos, “festas”, encontros, rodas de conversa, enfim! São muitas as possibilidades que podem e devem ser exploradas.

5. Ambiente desatualizado

Atualizar o ambiente com tecnologia, instrumentos de qualidade e materiais mais atuais é muito importante para que os jovens mais conectados se sintam em casa. Portanto, peça o apoio da comunidade neste momento e forneça um ambiente que seja mais a “cara” dos jovens.

6. Forçar a barra com casamento

Cuidado com o comportamento de querer que todos os jovens se casem o quanto antes com alguém da igreja! Sem dúvidas, esse é outro comportamento que afasta os jovens da igreja, fazendo com que eles se sintam invadidos e invalidados.

Dê tempo ao tempo. Oriente quanto à importância do casamento, mas permita que os jovens possam escolher, com mais liberdade, como percorrerão as suas vidas amorosas.

7. Negação absoluta da ciência

Cuidado com as atitudes de negar completamente a ciência. Lembre-se de que é graças à ciência que temos muitas tecnologias e ferramentas que mudaram a nossa vida. Portanto, querer apagá-la do dia a dia da igreja, de forma conflitante, pode ser um erro.

Por conta disso, manter o equilíbrio é a melhor forma.

Esperamos que essas reflexões sobre o que afasta os jovens da igreja possam ter ajudado você!