O canto final para missa é uma parte importante da celebração litúrgica. O canto é usado para unir os participantes em uma experiência de adoração comum e para encerrar a liturgia, lembrando-os das lições e significados adquiridos durante a missa.
O canto final cumpre também a função de enviar os fiéis para a vida diária, convidando-os a viver os ensinamentos da missa, o qual pode variar de acordo com a cultura de cada lugar e com a intenção da missa.
Por exemplo, se a missa for celebrada durante um evento especial, como um funeral, um casamento ou uma festa, o canto final pode ser escolhido para refletir o espírito da ocasião.
O canto final também pode enfatizar a liturgia da missa, dando aos participantes maneiras de se conectar com o tema ou o sentimento da celebração.
Por isso, o canto final da missa é uma parte importante da celebração litúrgica, unindo os fiéis em um momento de adoração e convidando-os a levar os ensinamentos da missa para a vida diária.
Veja também: frases para quem canta na igreja
Canto final para missa: 20 Inspirações e dicas
A seguir, confira 20 dicas de canto final para missa, a fim de deixar a cerimônia completa e especial:
- Aleluia – Zeca Baleiro
- Teu Santo Nome – Ton Carfi
- Ressuscita-me – Aline Barros
- Poderoso Deus – Fernandinho
- Aclame ao Senhor – Diante do Trono
- Deus da Minha Vida – Thalles Roberto
- Me Ama – Marcela Taís
- Deus Vai Fazer – Gabriela Rocha
- Creio – Diante do Trono
- Venha ao Nosso Reino – Anderson Freire
- Tudo e Possível – Luma Elpidio
- Obrigado Meu Deus – Pr. Lucas
- Deus Está Aqui – André Valadão
- Magnificat – Padre Marcelo Rossi
- Eu Te Exalto – Fernanda Brum
- A Terra Aclama – Ministério Jovem
- Eu Quero Ver – Jozyanne
- Quão Grande és Tu – Bruna Karla
- Teu Amor Não Falha – Nívea Soares
- Quem Sou Eu – Aline Barros
Textos reflexivos para final de missa
Além do canto para final de missa, também devemos usar textos reflexivos como inspiração para os fiéis. Confira a seguir algumas dicas para encerrar a missa com sucesso:
- O Sucesso é um desafio
É importante lembrar que todos nós somos responsáveis por nossos próprios sucessos. Quando nos esforçamos e trabalhamos duro para alcançar os nossos objetivos, reconhecemos a fé em nós mesmos e em Deus.
- Seja grato
É importante lembrar que somos abençoados com tanta coisa em nossas vidas. Quando encerramos a missa, devemos agradecer a Deus por sua bondade e generosidade.
Ao ser grato, nós honramos a Deus e expressamos nossa gratidão por tudo que Ele nos proporcionou.
- Abraçando a humildade
A humildade é uma virtude que nos lembra de nossa dependência de Deus. Lembre-se de que a humildade nos permitirá reconhecer nossas fraquezas e limitações, e nos ajudará a ter a benção de Deus para qualquer coisa.
- Persevere mesmo quando as coisas ficam difíceis
Às vezes, as coisas ficam difíceis e parece que não há esperança. Nestes momentos, lembre-se de que Deus ainda está com você.
Vamos lembrar de perseguir nossos objetivos mesmo quando as coisas ficam difíceis, pois Deus está sempre com a gente.
Ao encerrar a missa, devemos nos lembrar de que estamos sendo guiados por Deus. Nós somos responsáveis por nosso comportamento e atitudes, mas Deus está aqui para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Devemos lembrar de expressar gratidão, perseverar mesmo quando as coisas ficam difíceis, e abraçar a humildade ao reconhecer nossa dependência de Deus.
Ao refletir sobre esses temas, podemos encontrar novas maneiras de nos aproximar de Deus e honrá-lo em nossas vidas.
Veja também: oração para dormir em paz com espírito santo