Brincadeiras para crianças na igreja

Realizar brincadeiras para crianças na igreja é muito importante, pois esta é uma forma de estimular o aprendizado e entreter os pequenos. Há diferentes ideias que podem ser usadas, por exemplo, contar uma história e ir mostrando as imagens de cada página para que eles adivinhem quem são os personagens. Você ainda pode oferecer alguns brindes após a sessão de leitura, bem como, pirulitos e balas.

Reunimos algumas ideias de brincadeiras para crianças na igreja, confira quais as opções podem ser adotadas para entreter os pequenos:

Brincadeiras para crianças na igreja

As brincadeiras não servem apenas par divertir as crianças, também contribuem para o seu desenvolvimento, seja coordenação motora, estimular o raciocínio lógico e melhor aprendizado, senso coletivo, socialização com outras crianças, entre outros.

Sabemos o quanto é difícil para uma criança ficar centrada e quieta durante muito tempo, por isso, ao realizar um culto infantil, oficina para crianças na igreja, congresso infantil na igreja, entre outros eventos, realizar brincadeiras para crianças na igreja é muito importante.

Depois, veja também: congresso infantil na igreja

Roda de histórias com brindes

A ideia é fazer uma roda de histórias com brindes, como isso funciona? Selecione uma história evangélica infantil, vá mostrando as figuras do livro para as crianças e pergunte qual personagem elas acham que é. Sempre que uma criança responder a pergunta, mesmo que esteja incorreta, ofereça um brinde por ela ter falado em público, pode ser uma bala ou pirulitos, por exemplo.

Dança das cadeiras com música gospel infantil

Essa é uma brincadeira antiga, mas que faz sucesso. Dependendo da idade das crianças, pode ser realizada tranquilamente. A ideia é tocar músicas evangélicas infantis e sempre que pausar a música, será o momento em que as crianças devem sentar na cadeira. Aquele que não conseguir sentar, ficará de fora até que reste apenas um que será o vencedor.

Aqui, sempre deverá ter uma cadeira a menos, pois cada cadeira vai sendo eliminada até que reste apenas uma e dois participantes.

Desenhar personagens

Você pode contar uma história para as crianças e pedir para que desenhem um personagem específico como elas acham que ele é. Ao concluírem o desenho, você pode oferecer doces como recompensa. Além de selecionar o melhor desenho com uma premiação maior, por exemplo, maior quantidade ou diferentes doces.

Essa é uma das brincadeiras para crianças na igreja considerada simples, mas que auxilia os pequenos em seu processo de aprendizagem, coordenação motora e criatividade.

Jogos interativos

Há diversos jogos interativos que podem ser usados quando o assunto é brincadeiras para crianças na igreja, há até mesmo alguns com temas bíblicos. Você pode montar uma estação com diferentes jogos e definir um tempo de 15 minutos em cada jogo, assim o risco de as crianças brigarem por um jogo é menor.

Claro que é preciso levar em consideração a idade das crianças para definir os jogos mais seguros e que realmente possam diverti-las.  Antes de iniciar as atividades, basta falar sobre as regras e, como sempre, recompensá-los com um doce!

Estas são algumas ideias simples, mas que já ajudam a entreter os pequenos na igreja. Que tal testar? Aproveite as dicas!